3.10.17

Procissão e Fé

A fé, como a maioria das coisas, não deve ser imposta. 
Para mim é muito importante criar os meus filhos com a liberdade de terem os seus próprios pensamentos. Naturalmente mostro-lhes a minha forma de pensar e o meu conhecimento para que seja um ponto de partida para eles, nunca um ponto de chegada. Os filhos vão além de nós.
Antes de dormir, agradecemos o nosso dia, falamos sobre o que tivemos de bom e o que correu mal, no que errámos e como podemos fazer melhor no dia seguinte. E ouvir as palavras das orações ditas pela minha filha com tanto sentido renova a minha fé.
Este ano acompanhou pela primeira vez o percurso inteiro da procissão da terra da avó.
Independentemente de se acreditar em alguma religião, há orações de crianças muito bonitas, não necessariamente com conotação religiosa, que lhes ensinam os valores da bondade, da empatia, do perdão... São um bom ponto de reflexão para que as crianças aprendam a querer o bem de quem as rodeia, a conhecer-se, a reconhecer as suas 'falhas' e como não precisam de ser perfeitas para ser amadas...
Aqui dedicamos alguns minutos do fim de cada dia a orar, depois de ler a história da noite e antes de desejar bons sonhos.

Tenham uma boa noite!

3 comentários:

  1. Na procissão deste ano na terra dos meus pais fui acompanhar (como faço sempre) e as minhas filhas ficaram com a minha mãe e o meu marido a ver a procissão passar em alguns locais estratégicos, fiquei enternecida quando a minha filha mais velha, que começou o ano passado a catequese, me disse que para a próxima me gostava de acompanhar na procissão toda! Combinei com ela que sendo assim, na próxima procissão vamos levar uma das bandeiras e ela ficou encantada com a ideia, não impus nada mas gostei que ela despertasse sozinha para a vontade de participar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ternura a sua filha Dora. Nada os cativa como o exemplo e se a vontade parte deles acaba por ser mais duradoura do que se for imposta.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Que orações conhece que sejam bonitas para ensinar às crianças? Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...