5.7.17

'Leites' Vegetais Caseiros - Receitas

As bebidas vegetais são uma alternativa ao leite de origem animal e podem ser feitas de aveia, coco, avelã, amêndoa, entre outras. Pessoalmente gosto muito das bebidas de aveia e de coco. Comprei uma vez já preparadas e não simpatizei com o sabor nem com a mistura de ingredientes e, além de não me parecerem muito saudáveis, têm um preço exagerado (ficam a pouco menos de 2€/litro). A partir daí passei a fazer as bebidas vegetais em casa - é simples, mais saudável e económico. Estas são as versões mais simples que faço para ter a bebida base pronta a usar na preparação das refeições de pequeno-almoço e lanches (para usar em batidos, papas, crepes, panquecas e outras receitas que levem leite).

Bebida de Aveia
Receita base
100 gramas de aveia (uso em flocos)
1 litro de água

Preparação
Demolhar a aveia durante 2 horas. Escorrer a aveia e juntar a 1 litro de água. Homogeneizar bem (uso varinha mágica, mas podem usar liquidificador, robot, Bimby ou o que vos aprouver ). Coar a bebida para um frasco de vidro e guardar no frigorífico. Consumir no prazo de 3 a 5 dias.

O que sobra da aveia após coar a bebida pode ser usado para fazer bolachas, panquecas ou bolos.

✰ Custo: menos de 25 cêntimos/ litro


Bebida de Coco
Receita base
1 Coco seco
1 litro de água quente

Nota: Esta é a versão mais saudável, mas também a mais trabalhosa. Se preferirem, podem usar 200g de coco ralado e desidratado.

Preparação
Partir o coco e separar a polpa (parte branca). Depois de cortar a polpa em pedaços pequenos, juntar à água quente e bater bem. Deixar repousar e bater novamente. Coar a bebida para um frasco de vidro e guardar no frigorífico. Consumir no prazo de 3 a 5 dias.

Os farelos de coco ralado que sobram após coar a bebida podem ser usados em bolachas, panquecas ou bolos.

✰ Custo: Cerca de 80 cêntimos/ litro

Sugestão
Se quiserem beber simples podem adoçar com açúcar mascavado, mel ou tâmaras.
O 'leite' de coco tem um sabor muito agradável por si só.
O 'leite' de aveia pode ainda ser aromatizado com canela ou baunilha. Para melhorar o sabor costumo usar esta bebida como base para preparar batidos. No tempo frio, pode ser tomado quente com cevada ou café.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...