27.11.15

Impacto do Convívio das Crianças com Animais

A Zaask convidou-me a conhecer o seu site e a escolher um tema que gostasse para ser pesquisado e tratado pelos seus profissionais com formação especializada. Este foi o que me fez mais sentido, sobretudo porque cá em casa promovemos o convívio e respeito pelos animais e juntou-se mais uma cadelinha aos que já tínhamos.
Fica o artigo que escreveram para o blogue.


Crescer com vários animais em casa é um sonho para muitas crianças. Até porque estas, quando nascem, conseguem logo desenvolver uma ternurenta relação com eles. No entanto, cada vez mais se tem falado sobre a relação entre os animais e as crianças, chegando mesmo a ser uma questão muito debatida nos últimos anos. Muitos acreditam que este convívio é bastante benéfico, mas há quem considere que certos animais são perigosos e que podem magoar, e muito, uma criança, principalmente se estiver desprotegida. No entanto, é cada vez mais comum vermos notícias de pessoas a serem salvas por eles, para além de vídeos que demonstram as saudades e o carinho que estes têm pelos seus donos. Por isso, considero assertivo afirmar que o impacto do convívio dos mais novos com os animais é muito mais positivo do que negativo, e tem bastantes benefícios a nível social, emocional, cognitivo e físico: 

Impacto Social

Do ponto de vista social, o convívio das crianças com os animais só tem pontos fortes. A não ser que tenham sofrido algum tipo de trauma, é muito normal os mais pequenos gostarem dos animais e brincarem com eles. Assim sendo, uma criança com uma maior dificuldade de relacionamento pode mais facilmente aproximar-se de outra que esteja a brincar com um animal, e uma criança menos sociável, mas que desenvolva uma relação afectiva com um animal de estimação, consegue reverter a tendência de se afastar das pessoas. Até porque, como se sabe, os animais gostam e relacionam-se com os seres humanos, independentemente da cor, da idade, do aspecto físico ou da saúde mental.

Impacto emocional

Se os animais são óptimos para aumentar a sociabilidade na vida de uma criança, também são os mais indicados para aumentar a sua auto-estima e auto-confiança. E é também por conseguirem ter um relacionamento com um animal, independentemente da cor, da idade, do aspecto físico e da saúde mental – tal como foi mencionado anteriormente - que isto acontece. A verdade é que os animais não julgam ninguém e conseguem manter uma relação de grande afecto com qualquer humano, o que leva a que uma criança infeliz e emocionalmente magoada consiga sarar as suas feridas interiores com maior rapidez e facilidade, voltando a confiar e a sorrir para o mundo. Por exemplo, a envolvência que uma criança tem com um cão é tão positiva que a pode levar a sair da sua bolha de negativismo e de depressão só para cuidar dele, e certas rotinas que faz – como levá-lo a passear, alimentá-lo, cuidar da casota, etc. – tornam-se num grande passo para a sua recuperação.

Impacto cognitivo

O aspecto cognitivo das crianças é igualmente beneficiado quando convivem com animais, principalmente quando cuidam de um. Levá-lo ao veterinário, ter que saber o que este pode ou não comer, quantos banhos pode levar por mês, etc., são temas que podem despertar o interesse dos mais pequenos, fazendo com que estes leiam, procurem e tentem saber sempre mais. Mesmo no caso dos que não têm nenhum animal em casa, se existir uma predilecção por um em específico, mais facilmente vão querer aprender tudo sobre ele Para além disto, as crianças ao fazer pet-sitting desenvolvem o seu sentido de responsabilidade.

 Impacto físico

Ter animais - principalmente aqueles que são mais irrequietos e que gostam de andar sempre de um lado para o outro - é muito vantajoso para a função motora de uma criança, porque combate o sedentarismo e promove a actividade física. Por exemplo, levar um cão a passear – ou mesmo brincar com ele - é muito bom a nível físico, pois faz com que a criança também tenha que andar e, muitas vezes, correr, para o poder acompanhar. Outro exemplo do bom impacto físico dos animais nos mais novos é a equitação. Apesar de a criança não estar a correr, o facto de ter que fazer uma determinada força física para se equilibrar em cima do cavalo só lhe traz vantagens a nível muscular. Por isso, ter um animal de estimação – ou apenas conviver com algum - é uma das boas soluções para manter uma criança saudável e activa.        

Como se pode verificar, os impactos dos animais na vida dos mais pequenos são mais do que positivos. Quer sejam ainda bebés ou um pouco mais crescidos, todos os que crescem num ambiente familiar onde esteja incluído um animal de estimação vão ter uma maior tendência para serem mais felizes, sociáveis, até mesmo mais carinhosos e amáveis com o próximo. Desta forma, se pensam em adoptar ou comprar algum animal para a vossa casa, não hesitem. A verdade é que os laços de afecto, de carinho e de amor que se estabelecem entre os animais e os seus donos são eternos, sobrevivendo à distância e a qualquer tragédia.


*Fonte das imagens: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...